O Agrupamento 242 irá celebrar 50 anos no dia 1 Julho 2021
Como tal, lançou-se um concurso no agrupamento – Fazer uma insígnia para celebrar o Triénio até aos 50 anos do Agrupamento: composta por três partes distintas onde se prevê em cada uma delas o Presente, o Passado e o Futuro…do nosso 242
A Vencedora (a proposta da família Fernandes) foi votada e escolhida em conselho de agrupamento. Deixamos aqui a história da mesma:
O Passado .. Ano Escutista 2018/19
Representa o escutismo com a sua flor de Liz primária, associada ao Palácio dos Arcos do século XVI, símbolo maior da nossa Vila de Paço de Arcos, motivo da nossa identidade, onde consta o ano da nossa fundação. Esta peça é para ser entregue no decorrer deste ano 2018/19.
O Presente .. Ano Escutista 2019/20
A Segunda peça, diz respeito ao presente… aos nossos jovens, e a todas as secções que o Compõem
Esta peça é para ser entregue, como manda o regulamento no ano 2019/20
O Futuro .. Ano Escutista 2020/21
A Terceira Peça diz respeito ao nosso futuro em 2021. E é para ser integrada com o símbolo dos 50 anos. Nele está identificado o nosso Agrupamento, e a data de 2021, o ano em que completamos este evento.
A Rosa dos Ventos e a Bússola significam o nosso desejo de nortear a vida do agrupamento pelos valores escutistas, segundo a orientação do nosso fundador, que tão bem idealizou este movimento. Pensamos assim, identificar este momento único com um símbolo que nos reconhece a todos e nos projecta para o futuro.