O nosso restaurante aparece durante os finais dos anos 70 , inserido numa organização das Festas do Nosso Senhor Jesus dos Navegantes , pela “ Mão“ da Nossa Paróquia de Paço de Arcos
Efetivamente as referidas festas são bastante anteriores (décadas de 40 ou 50) , e começaram por ser uma iniciativa das foças vivas da vila… como sendo a própria Paróquia , o Clube de Paço de Arcos os Bombeiros. e a Associação Popular de PA (APA), e outras individualidades influentes da época.
Só uns anos mais tarde é que se juntaram as forças politicas da nossa Vila e do Conselho que chamaram a si a sua organização, e se mantém até aos dias de hoje , preservando a colaboração estreita das referidas entidades , suas fundadoras.
Foi então nos finais dos anos 70 , com a vinda do nosso agrupamento para Paço de Arcos , que a paróquia cede o espaço e todas as suas “ regalias “ aos Escuteiros do 242, para instalação do Restaurante Alerta.
A paróquia permanece sempre na organização do evento, e muito particularmente na parte religiosa das festas.
Inicialmente junto do lado direito do Coreto do Jardim e a APA do lado esq. , os dois restaurantes mantiveram-se até ao ano 2000 , altura em que foi proposto um novo local á paróquia para instalação do Restaurante , numa remodelação profunda dos espaços da Feira.

Foi de vontade do Agrupamento , não aceitarmos as novas condições , e o restaurante “ fez uma pausa “ até 2012.
Entretanto a Paróquia para “ não perder o Lugar “ , instalou a Tasquinha no sitio inicialmente proposto pela Junta de Freguesia… A Alameda de Plátanos á frente do coreto .
Foi realmente em 2012, que os Escuteiros , já com nova Direção , resolvem voltar a instalar o Restaurante… E como se compreende foram tempos difíceis , pois o espaço simplesmente … não existia.
Com a boa vontade da Junta e de algumas personalidades amigas do 242 , com influência nos órgãos decisores e o nosso prior , encontrou-se um espaço ao lado do restaurante permanente no centro do Jardim. A Tasquinha manteve-se na Alameda dos Plátanos.


Em 2018 , o nosso Restaurante volta a mudar de “sitio “ pela 3º Vez , fruto da insistência da CMO . na preservação dos espaços ajardinados deste mesmo local.

Sem local para o Restaurante Alerta , propuseram-se vários espaços , mas pouco consensuais.
Foi então que o nosso Prior P, José Luis Costa , nos cedeu o lugar da Tasquinha e o Alerta passou a instalar-se na Alameda dos Plátanos até aos dias de Hoje.
Inicialmente desde 2012 edificado com Tubos das Obras, no ano de 2019 e com um grande patrocínio da CMO . Inauguramos a nova tenda , ocupando toda a Alameda até ao centro do Jardim.


Infelizmente o ano de 2020 , foi um tempo de paragem em toda a sociedade portuguesa e do mundo em geral , com um problema de saúde publica , que esperemos consigamos ultrapassar da melhor forma , num regresso em grande para 2021!!